A congada é uma das mais vibrantes expressões da cultura popular brasileira, especialmente presente em Minas Gerais. Misturando dança, música, fé e ancestralidade, esse festejo homenageia principalmente os santos negros, e celebra a herança africana que resistiu ao tempo por meio da religiosidade e da tradição oral. Ao som de tambores, caixas e cantos marcados pela emoção, os grupos — chamados de ternos — desfilam pelas ruas em trajes coloridos, mantendo viva uma história de devoção, identidade e resistência. Participar ou assistir a uma congada é mergulhar em um ritual carregado de simbolismo, tradição, espiritualidade e pertencimento comunitário.

Na mesma semana em que os Saberes do Rosário: Reinados, Congados e Congadas foram reconhecidos como patrimônio cultural do Brasil, o município de Heliodora celebrou uma esplendorosa festa de congadas. A Tradicional Festa de São Benedito e Encontro de Congadas, realizada nos dias 19 a 22 de junho de 2025 no município de Heliodora, reuniu no penúltimo domingo do mês 22 ternos de congada da região, o que totalizou mais de 1000 congadeiros unidos pela tradição, pela cultura e pela fé. Registra-se que a primeira Festa de São Benedito tenha acontecido em 1941, o que totaliza mais de 80 anos de tradição. A festividade contou com barracas tradicionais, praça de alimentação completa com uma gastronomia inesquecível, shows de talentosos artistas regionais, queimas de fogos silenciosas na abertura e no encerramento, bingos todos os dias com prendas irresistíveis, missas e celebrações religiosas.
No domingo do Encontro de Congadas, estiveram presentes congadas dos municípios abaixos, com os respectivos ternos:
- Heliodora – Terno de Congada Nossa Senhora do Rosário
- Natércia – Congada de São Benedito
- Careaçu – Congada São Benedito
- Jesuânia – Terno São Benedito
- Jesuânia – Terno São Pedro
- São Gonçalo do Sapucaí – Congada Nossa Senhora do Rosário
- Cambuquira – Terno de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário (Família Gato)
- Cambuquira – Irmandade de Nossa Senhora do Rosário
- Campanha – Terno de Congo São Benedito
- Conceição do Rio Verde – Congada Irmandade de São Benedito
- Cordislândia – Congada Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
- Espírito Santo do Dourado – Congada Filhos de Pai José
- Monsenhor Paulo – Congada Santa Efigênia e Santa Isabel
- Caxambu – Terno de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
- Ipuíuna – Moçambique Filhos do Rosário
- Gonçalves – Congada São Benedito
- Poço Fundo – Terno de Congo São Benedito
- Machado – Terno de Congo Nossa Senhora do Rosário
- Poços de Caldas – Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de São Benedito de Poços de Caldas
- Serrania – Congada São Benedito e Nossa Senhora do Rosário
- Perdões – Moçambique São Benedito
- Campo do Meio – Irmandade de Nossa Senhora do Rosário
Junto ao prefeito de Heliodora Eduardo Cheung, o evento contou com a presença de importantes autoridades, como Leônidas Oliveira, Secretário de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais; João Paulo Martins, presidente do IEPHA (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais); Cássio Soares, deputado estadual de Minas Gerais; Wirley Reis, presidente da FAOP (Fundação de Arte de Ouro Preto), entre outros, incluindo diversos prefeitos, vereadores e secretários de municípios diversos de Minas Gerais.
Foi um domingo histórico, que reafirmou a força das tradições e a importância da cultura popular, valorizando ainda mais os patrimônios culturais e o turismo de Heliodora e de Minas Gerais. A Tradicional Festa de São Benedito e Encontro de Congadas de Heliodora é referência na região do sul de Minas, e ganhou destaque no jornal da EPTV Sul de Minas. Assista a reportagem na página oficial da Prefeitura de Heliodora pelo link: https://www.instagram.com/reel/DLQTihUuG_p/?hl=pt.















